Scania apresenta solução inteligente para gestão de frotas

Companhia promete levar mais eficiência às operações com ferramentas que analisam desde as rotas percorridas até a forma de conduzir dos motoristas

A Scania apresentou no dia 27 de outubro, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, sua nova solução tecnológica para o controle de frotas, chamada Serviços Conectados. A novidade surge com a premissa de oferecer um uso inteligente dos dados gerados pelos veículos com o objetivo de proporcionar a otimização das operações dos clientes da marca.
Utilizando o sistema, o transportador e a Scania têm acesso a uma variedade de informações a respeito do veículo e, por meio delas, é possível identificar diversos fatores, como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção.
Os Serviços Conectados consistem em quatro ferramentas principais. Com o Planejamento de Serviços, o transportador tem controle total sob sua frota. É possível saber exatamente a quilometragem rodada, visualizar todos os modelos que compõem a frota e acompanhar um calendário para controlar os reparos e revisões, para garantir maior disponibilidade e produtividade dos veículos e melhor assertividade nos serviços de manutenção.
Já o Diagnóstico Remoto analisa os dados de condução em tempo real e, se necessário, promove ações de melhoria do condutor. Além disso, no caso de paradas emergenciais do veículo, ao ligar para a central de apoio da Scania, o cliente informa o problema e o atendente consegue obter um relatório com os códigos das falhas, agilizando o socorro. A ferramenta permite ainda que a rede Scania detecte eventuais problemas para atuar de forma proativa no planejamento de serviços e na correção de avarias
O Relatório de Tendências periódico (semanal ou mensal) apresenta de forma fácil e intuitiva dados de desempenho da frota, categorizados por parâmetros, como consumo de combustível, marcha lenta, freadas bruscas e excesso de velocidade. Indicadores reportam se a performance está melhor ou pior em relação ao período anterior examinado.
Por fim, o Portal de Gestão de Frotas é o canal entre o cliente e a rede de concessionárias Scania. Ele oferece acesso on-line a dados e tendências que possibilitam o planejamento e o gerenciamento da operação. Por meio dos dados recolhidos, a rede Scania realiza uma consultoria com informações aprofundadas e identifica pontos que podem ser melhorados.
Além das ferramentas citadas, há ainda o Gestor de Frotas, um serviço em que um especialista da rede Scania atua diretamente nos clientes, utilizando ao máximo as benfeitorias proporcionadas pelas novas soluções dos Serviços Conectados para aumentar a disponibilidade da frota e a confiabilidade do produto e colocar em prática ações para reduzir os custos operacionais.
Os dados são enviados por um módulo, chamado Scania Communicator, instalado nos veículos. Todos os benefícios do novo sistema estarão à disposição a partir de janeiro de 2017. Os caminhões e ônibus Scania produzidos desde maio de 2016 já foram equipados de série com o dispositivo. No entanto, os proprietários desses veículos devem procurar uma concessionária Scania para que ele seja ativado e passe a enviar as informações. Para caminhões e ônibus fabricados a partir de 2012 e 2013, o módulo poderá ser facilmente instalado também em qualquer concessionária da marca. O uso também é possível em veículos mais antigos, mas dependerá de uma avaliação técnica e da viabilidade dos custos de adaptação.
Os Serviços Conectados estão disponíveis em dois pacotes: Análise e Desempenho. O Análise é gratuito e válido por dez anos para os veículos que já possuem o módulo Communicator instalado e ativado. Com ele, tanto o cliente quanto a Scania terão uma visão geral da frota conectada e o transportador terá acesso ao Portal de Gestão de Frotas para a funcionalidade de planejamento de serviços. Além disso, o veículo poderá enviar o diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance e também para qualquer uma das concessionárias Scania.
Já o pacote Desempenho é utilizado mediante uma assinatura mensal e incorpora todos os benefícios oferecidos pelas novas tecnologias, com dados muito mais detalhados tanto no que diz respeito às informações operacionais dos veículos quanto dos motoristas. É possível até mesmo indicar se um condutor precisa ser treinado ou reorientado em pontos específicos, como na redução do consumo de combustível utilizando a marcha lenta, ou corrigir hábitos inadequados de condução em descidas, com a caixa de câmbio na posição neutra.
“A Scania é pioneira em oferecer esta proposta ao mercado brasileiro e conta com a experiência de mais de 200 mil veículos conectados em todo o mundo”, comenta Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil. “Com os Serviços Conectados Scania nós superamos a barreira da telemetria para oferecer uma alternativa completa ao transportador. Nosso foco é promover uma visão mais holística, para que ele possa realizar a gestão mais eficiente da frota e, consequentemente, aumentar a rentabilidade de modo progressivo”.


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