Vigor inaugura fábrica referência no setor lácteo brasileiro


A Vigor inaugurou ontem (23) a mais moderna fábrica de lácteos da América Latina. Com investimento de R$ 130 milhões, a unidade fica no município de Barra do Piraí, ocupando uma área de aproximadamente 400 mil metros quadrados, sendo 17 mil de área construída. A empresa chega ao município com capacidade de captação de leite de 1 milhão de litros/dia. Além disso, serão gerados 300 novos empregos ao longo dos próximos cinco anos, com impacto direito nos profissionais de toda região: Barra do Piraí, Vassouras, Pinheiral, Volta Redonda e outras cidades.
De acordo com a Vigor, a planta está focada na fabricação de produtos nas áreas de FoodService (B2B) e de consumo, como iogurtes e leite longa vida. A construção levou 17 meses para ser concluída e hoje conta com um alto nível de automação em seus processos produtivos. Iniciativas como uso de biomassa na produção de vapor, tecnologias com baixo impacto ambiental, consumo energético eficiente, recuperação de calor, tratamento de efluentes com sistema biológico e envase asséptico estão presentes na nova estrutura.
“A Vigor vem se fortalecendo nos últimos anos e a expansão de suas atividades no Estado do Rio de Janeiro reforça nossa condição de ganhos de produtividade para atender melhor os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais”, comenta Gilberto Xandó, presidente da Vigor. Segundo o executivo, a unidade fabril de Barra do Piraí compõe um plano de crescimento e desenvolvimento da empresa no Brasil, por meio de uma planta moderna, com infraestrutura e layout eficientes.
O Governador do Estado em exercício, Francisco Dornelles, também destaca a importância da nova fábrica. “A inauguração da Vigor no Rio de Janeiro representa o compromisso do governo com a busca pela retomada do crescimento econômico do estado, por meio da geração de emprego e renda para o município de Barra do Piraí e toda a região Sul Fluminense”, conclui.
Já para o secretário de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Christino Áureo, a inauguração representa a retomada do importante papel de Barra do Piraí no cenário da indústria alimentícia. “No passado, a cidade foi sede de outra indústria de alimentos. Lutamos por vários anos e agora, com a Vigor, o município e o estado voltam a contar com uma marca de âmbito nacional, cuja indústria, em breve, vai superar a produção do polo de alimentos que ali existia”, afirmou.
O prefeito da cidade, Maércio de Almeida, ainda ressalta que investimento é fundamental em um contexto de crise econômica e de aumento do desemprego no estado e no Brasil. “Estamos indo na direção contrária à crise. A instalação de uma grande empresa na nossa cidade trará enormes benefícios à toda a região”, comentou.
Programa Rio Leite
A implementação da fábrica da Vigor faz parte do Programa Rio Leite, em parceira com o governo do Estado. Tem como objetivo aumentar a produção de leite de qualidade, estimular produtores e contribuir para a ampliação do mercado, com incentivos tributários e a estruturação da cadeia de comercialização.

Fonte: LogWeb

0 comentários:

Postar um comentário