Decálogo dos aspectos básicos para a boa gestão das empresas de Logística e de Transportes

Especialista e Diretor Geral das empresas Press Log e Soma Log, Roberto Lacerda Oliva:

O nosso blog INFOLOGIS está entrando no quarto ano do estabelecimento de um acordo de colaboração com a empresa Press Log; www.presslog.com.br, uma organização dedicada à consultoria comercial, assessoria de imprensa e projetos de internacionalização envolvendo as relações comerciais entre o Brasil e a Espanha.

A Press Log é dirigida no Brasil pelo jornalista Claudio Lacerda Oliva, quem também dirige há mais de 25 anos a organização ASSIMPTUR; www.assimptur.com.br especializada na prestação de serviços de assessoria de imprensa para o setor de turismo.
Dadas as facilidades que a comunicação através do SKYPE nos oferece, batemos um largo e agradável papo com o Roberto Lacerda Oliva, que tem sua base de trabalho na cidade de Barcelona, Espanha, país aonde reside desde o ano 1991.
Dado o momento que retração comercial que o país atravessa, e considerando o elevado grau de recessão e retração comercial experimentado pela Espanha, particularmente do ano 2007 até o ano 2013, solicitamos ao Roberto que procurasse apresentar-nos um esquema sobre os aspectos que considera mais relevantes para que as organizações de Logística e de Transportes levem em consideração neste ano, relativamente atípico para o segmento.
Roberto apresentou-nos um esquema em forma de decálogo sobre os aspectos que considera relevantes; propomos uma reflexão sobre o assunto e logo em seguida observar nos capítulos 9 e 10 as considerações gerais sobre a matéria: 
Roberto Oliva – Gostaria de apresentar-lhes um documento que elaborei para difusão junto aos nossos clientes e prospectos. Neste documento, procuramos realizar uma retrospectiva sobre os principais aspectos relativos à gestão empresarial que ganham relevância em um ambiente recessivo:

1.    Eficiência do balanço: 

As empresas devem considerar:
·         Aumentar suas previsões para devedores duvidosos
·         Adiar os investimentos que não sejam imprescindíveis
·         Levar a cabo política de constante negociação com os bancos

·         Levar a cabo política de constante negociação com os fornecedores de maior relevância  

·         É elementar dispor de pelo menos os 3 últimos balanços auditados

·         É imprescindível contar com um plano que defina os Objetivos, Planos e Metas de pelo menos próximos 3 anos.


 2.    Fusões e Aquisições (Consulte www.somalog.com)

   
O mercado restringido oferece oferece oportunidades nos seguintes campos:
·         Oportunidades de aquisição de competidores que passam por problemas económicos ou estruturais

·         Celebrar acordos com competidores para a posta em marcha de operações de trafico mutuo
·         Considerar que pode ser uma época interessante para vender nossa participação acionaria; majoritária ou minoritariamente.


3.    Crecimiento

As empresas devem investir: 
·         Na análise da carteira de clientes,
·         Aproveitar o período de menor atividade para maximizar as visitas corporativas aos clientes de sempre
·         Solicitar aos clientes regulares que experimentem os nossos serviços para áreas geográficas confiadas para a nossa concorrência
·         Aumentar a capacidade da equipe comercial para buscar novos clientes, novos segmentos de mercado, novas formas de vender...

4.    Transformar o nosso posicionamento comercial através da Assessoria de Imprensa

As empresas devem:
·         Preparar planos de ação em Comunicaçao corporativa.
·         Transmitir nossos valores comerciais e corporativos através da difusão de notícias sobre a nossa organização,

·          Manter um sistema constante de informação com os clientes e com os prospectos

·         Manter nossos sites atualizados

·         Pensar na comunicação como um elemento mais de gestão empresarial


5.    Gestão da Qualidade

As empresas devem:
·         Dispor de KPIS – Indicadores de Qualidade refletindo a qualidade dos Serviços prestados ao cliente

·         Dispor de um sistema de correção automático de anomalias detectadas
 6.    Gestión de datos

As empresas devem:
·         Envolver aos seus especialistas para que com a ajuda do responsável por TI dispor de informações gerenciais que facilitem a toma de decisões.

7.    Seguranza cibernética

As empresas devem:

·         Detectar novas ameaças a tempo.
·         Ampliar el papel do Diretor de Informática com presença no Comité de Direção


8.    Que grau de vantagem competitiva pode oferecer para o segmento de L&T a Press Log

·         Somos uma organização que atua, EXCLUSIVAMENTE nos segmentos de Logística, Transportes, SUPPTY CHAIN, Internacionalização e COMEX
·         Mantemos nosso elevado grau de independência na hora de oferecer nossa posição profissional sobre as questões das quais participamos
·         Nossa equipe é composta por especialistas em Logistica, Transportes, SUPPLY CHAIN, Jornalismo, Comunicaçao, F&A
·         A Press Log Assessoria de Imprensa www.presslog.com.br dispõe de contatos com os principais jornalistas brasileiros
·         A Press Log Consultoria Comercial realiza projetos em que prevalece o pragmatismo das soluções encontradas
·         A Press Log Internacionalização é especialista na relação comercial entre o Brasil, Espanha e Portugal.
 9.    Paralelismo entre a situação vivida pela Espanha com a situação vivida pelo Brasil 
·         A Espanha experimentou um espetacular crescimento sustentável durante a década dos anos 2000 até o ano 2010.
·         O Brasil experimentou um espetacular crescimento sustentável durante a mesma década acima mencionada.
·         A Espanha teve alternância no poder; o início da grande recuperação e estabilidade econômica veio das mãos do governo do Partido Popular – PP (compatível no Brasil com o PSDB) e continuou com o governo do Partido Socialista Obrero Espanhol – PSOE (semelhante no Brasil a uma coligação PT – PMDB).
·         A explosão do consumo na Espanha veio amparada pelo espetacular crescimento do setor de construção civil; no caso particular dadas as facilidades de obtenção do credito hipotecário; este crescimento empurra diversos segmentos econômicos a participar de cotas de crescimento da atividade econômica. (Eletro domésticos, artigos das gamas branca e marrom, material de construção, etc.).
·         O Brasil conseguiu uma grande explosão do consumo; entre outros aspectos, pelo grande BOOM da construção civil, em grande medida apoiada pelos programas governamentais: Minha casa minha vida, etc.
·         A recessão econômica chegou na Espanha junto com os problemas creditícios do sistema hipotecário norte americano que quase levou à quebra o sistema bancário espanhol.
·         O Brasil soube adotar medidas ante cíclicas e a economia não ressentiu-se tanto como a economia Espanhola.
·         A Espanha adotou uma série de medidas reformatórias; especialmente a partir do ano 2012 e que começam a dar frutos gerando maior confiança nos ambientes empresarial, sindical, patronal, bancário. Como resultados o país recupera signos de crescimento, dispõe de uma inflação contida e começa a gerar postos de trabalho.
·         O Brasil está na ante sala da qual não tem outra escapatória que adotar medidas que possam sanear a economia: Reformar a política fiscal, Reformar o mercado de trabalho e previdenciário, Adotar pactos de estado para combate contra a corrupção, Trabalhar para a maior independência do poder judiciário.
  10. Conclusões
O Brasil poderá perder uma vez mais o trem da história. Tudo levava a crer que o país havia superado está constante situação de tobogã; umas vezes somos efetivamente a 7ª economia do mundo, um país no qual a pobreza vai desaparecendo pouco a pouco e em outros momentos adquirimos a posição de um pai frágil, com a economia oscilando de maneira pouco desejada.
O aspecto mais relevante que devemos destacar é a consolidação da democracia no país.
Não podemos cair na tentação do discurso fácil; brasileiro não sabe votar, etc.
Em um país democrático deve prevalecer as decisões adotadas pelo sufrágio universal que é o voto. Uma maioria simples quis renovar a confiança da liderança do país no PT – Partido dos Trabalhadores e assim foi.
Com a mesma legitimidade com que elegemos Dilma Presidente do país, devemos exercer a pressão ao nosso alcance para que situações tão vexatórias como os escândalos do MENSALAO e da PETROBRÁS não se repitam com a frequência com que se verificam no nosso país.
O mundo vive uma enorme crise de valores. A corrupção é uma epidemia global; entretanto, temos que aprender dos nossos erros, tomar boa nota de nossas equivocações e seguir trabalhando para que uma nação com mais de 200.000.000 de habitantes possa consolidar-se no cenário mundial como um país sério.
Demos passos gigantescos no cenário mundial. Tivemos oportunidade de despertar a nossa nação aos olhos do mundo.
Em um período muito interessante de nossa jovem democracia, tanto baixo a tutela de Fernando Henrique Cardoso como de Luiz Ignacio Lula da Silva soubemos demonstrar para o mundo que podemos ter uma moeda estável, que podemos trabalhar para que milhões de cidadãos passem a frequentar as delicias do mercado de consumo e que os investidores internacionais encontrem no Brasil uma fonte inesgotável de oportunidades.
Essa riqueza de valores não desaparece num PLIZ PLAZ...
Se analisamos com perspectiva e com base imparcial, são muito mais numerosas as pessoas com boa ética e com boa índole, que aqueles “aproveitadores baratos” que o único que buscam é um lugar ao sol prevalecendo-se de uma posição política que ofereça imunidade.
Não é difícil distinguir os bons e os mais políticos como não é difícil distinguir os bons e os mais empresários.
Nosso setor; de Transporte de Cargas, tem uma imensa responsabilidade; escoar a riqueza nacional permitindo um rápido intercambio entre produtores e consumidores para que a máquina do intercâmbio comercial esteja em permanente rotação.
O setor de logística e de transportes é um verdadeiro termômetro da economia de um país; máxime em nosso caso particular no qual mais de 70% da riqueza ainda é escoada através do sistema rodoviário de transporte de cargas.
Portanto, ao realizar as considerações acima, tenho como base um solido processo de observação dos duros momentos vividos para o ajuste e reajuste da econômica espanhola e europeia.
O processo espanhol está em plena ebulição. Os índices de corrupção; igual que no Brasil, também são sumamente elevados.
A diferença básica que aprecio é que na Espanha quase inexiste a pequena corrupção no âmbito empresarial. O denominado JEITINHO BRASILEIRO de dar uma propina para conseguir que um tramite burocrático seja realizado com maior rapidez; por exemplo, é história de décadas passadas.
As quotas de independência da imprensa na Espanha são verdadeiramente elevadas.
As situações não desejadas pela sociedade acabam vindo à tona. As prisões também estão frequentadas por personagens que viveram muito próximo aos grupos de poder.
Com certa lentidão, a justiça acaba cumprindo seu papel; oxalá o Brasil possa obter o mesmo nível de respostas que o alcançado pelo poder Judiciário espanhol.
Em uma situação de crise e de retração comercial devemos expor-nos, lutar pelos nossos interesses e ampliar os nossos horizontes para entender um pouco mais e melhor o fenômeno do macro economia.
Estou convencido que o elevado grau de pressão que a sociedade brasileira passa a exigir dos seus políticos oferecerá uma resposta positiva que poderia ser devolver ao país a quota de seriedade necessárias para atrair o capital internacional.       

0 comentários:

Postar um comentário