Essa é uma dúvida muito comum! Apesar de muito se falar
sobre outsourcing (terceirização)
ainda existem muitas empresas que realizam determinadas atividades, diferentes
do seu Core Business (Negócio
Chave/Atividade Fim) internamente.
Esse posicionamento pode estar correto, principalmente se
tais atividades forem exclusivas e o mercado não dispor de Prestadores de
Serviços capacitados para sua execução.
Por outro lado, existem diversas empresas cujo negócio é
especificamente atender o que não é o Core
Business de seus clientes! Em outras palavras, prestadores de serviços
capacitados para exercer funções específicas para outras organizações, nas
quais estas são somente um suporte e não a atividade fim.
No caso da Logística não é diferente! Um Prestador de
Serviço Logístico (PSL), no inglês Third-party
Logistics (3PL), concentra todos os seus esforços neste segmento.
Veja através de diferentes perspectivas o porquê de
terceirizar a logística:
· -
Pessoas:
Isso significa que as pessoas que atuam neste ramo são
especialistas no assunto, tanto por formação acadêmica (MBA, mestrado,
doutorado, etc) quanto pela experiência profissional. Além disso, estão
envolvidas no meio, participando de feiras, fóruns, reuniões e tendo acesso a
canais destinados ao setor, tais como revistas, blogs, etc. Portanto, conhecem
novas tecnologias e tendências nacionais e internacionais. Tudo isso reflete
nas Soluções e Diferenciais oferecidos aos seus clientes.
Para a empresa que terceiriza, pode haver uma considerável
redução do quadro de funcionários, o que diminui a necessidade de gestão,
espaço e outras tarefas administrativas relativas a pessoas.
·
- Equipamentos
Existem dezenas de equipamentos aplicáveis na armazenagem e
movimentação de materiais. Porém, é preciso conhecer o que eles oferecem e
quais suprem ou não a necessidade de cada operação. Em alguns casos um
equipamento influencia em outro e uma escolha errada pode comprometer toda a
operação, por isso é importante entender do assunto!
- Processos
Ter um processo robusto é a base para uma boa operação! É
preciso mapear todas as atividades e entendê-las de forma detalhada, assim é
possível gerar: velocidade, qualidade, flexibilidade, produtividade,
confiabilidade, etc.
·
- Ambiente/Layout
Para operacionalização é preciso ter um ambiente adequado em
termos de: espaço (área, pé direito, capacidade de peso do piso, docas
elevadas, iluminação, sistemas de detecção e combate a incêndio, segurança,
etc) e layout adequado para proporcionar redução dos movimentos, tempos (lead time) e melhor aproveitamento do
espaço.
·
- Qualidade
É o que todo prestador de serviços deve buscar
continuamente!
Um dos principais motivos pelo qual algumas empresas têm
receio em terceirizar. É fato que nem todos os prestadores conseguem garantir
um bom Nível de Serviço, por isso é importante escolher o parceiro certo! Esse
deve contar com um SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade desenvolvido,
implementado e controlado através de importantes indicadores (KPI- Key Performance Indicators).
·
- Tecnologia
O mercado está em constante evolução, por isso novas
tecnologias surgem diariamente. É preciso trabalhar atualizado e implementar os
novos recursos disponíveis, tanto hardwares
quanto softwares. Tudo isso pode
gerar maior produtividade, agilidade, qualidade, menores custos ou também pode
ser um diferencial para o cliente final!
·
- Custos
Creio que esse seja o fator principal para a escolha de
terceirização pela maioria das empresas! Na prestação de serviços é possível
ter custos menores, tudo depende da eficiência do operador logístico. Em muitos
casos é ainda possível substituir custos fixos por variáveis, o que é muito
positivo para as organizações!
As perspectivas acima são apenas alguns exemplos, além
dessas existem diversas outras que podem ser observadas. Importante lembrar que
a eficácia da terceirização depende de todas as partes envolvidas nas etapas
dessa mudança.
Para concluir, deixo a questão: Devo concentrar os recursos
da minha organização no meu Core Business
(Negócio Chave/Atividade Fim) e realizar internamente tudo o que foi mencionado
acima?
Rafael Mendes
CEO & Founder da ASAP Log | Soluções em Logística,
graduado em Administração de Empresas pela FAE Business School com experiência
profissional em empresas multinacionais de grande porte no Brasil e EUA.
0 comentários:
Postar um comentário