Brasil cai 20 posições em ranking internacional de desempenho logístico; evento apresenta plataformas para desenvolvimento do setor

Evento em SP reúne empresas e setores público e privado em debates e exposições para a expansão da estrutura logística do país [...]


BOLETIM 1 MOVIMAT SP | 16 DE SETEMBRO DE 2014 - Teve início na manhã desta terça-feira (16/9) a 18ª edição da Conferência Nacional de Logística (CNL), promovida pela ABRALOG (Associação Brasileira de Logística) e que se realiza durante a Movimat SP, feira de soluções de logística interna e externa, que vai até quinta (18/9) no Expo Center Norte, em São Paulo. O painel de abertura da Conferência contou com a participação do consultor e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Manoel Reis; do vice-presidente de Logística do Walmart, José Paulo Pereira e do diretor Geral de Supply Chain da Reckitt Benckitt, Paulo Quirino e do consultor e professor da FGV, Rodolpho Weishaupt Ruiz, que atuou na moderação.
Com o objetivo de avaliar o atual cenário de logística no Brasil e traçar um paralelo entre os resultados de 2014 com as projeções e expectativas de 2015, o professor Manoel Reis abordou as dificuldades da logística no Brasil nos últimos anos. “Os investimentos são importantes e devem ser oriundos de todos os setores, tanto público como privado. Para se ter uma logística satisfatória é preciso infraestrutura. Uma prova é que o Brasil já esteve na 41º no Índice de Desempenho Logístico, pesquisa do Banco Mundial, e, no último ano passou a ocupar a 61ª colocação; uma deterioração muito significativa se deve à falta de investimentos”, aponta o professor.
Para melhoria no setor ele aposta que o início efetivo da reforma tributária e fiscal, a construção de eclusas e utilização do potencial para hidrovias e implantação de ferrovias, podem desafogar os gargalos atuais. “A lei dos portos é um passo importantíssimo. Santos movimenta 25% da carga do país e está saturado, mesmo com toda adequação que vêm sofrendo”, alerta.
Na abertura da Conferência, o presidente da ABRALOG, Pedro Francisco Moreira, afirmou que o evento ocorre em um ambiente econômico adverso, porém, é nesse cenário que a logística nacional encontra espaço para crescer e tem caminhado a passos firmes. “A Movimat é a demonstração que o mercado logístico do Brasil tem força para romper as barreiras da má infraestrutura. Temos aqui mais de 200 empresas expondo alta tecnologia e uma conferência que apresenta cases de sucesso de marcas atuando em território nacional. São três dias que devem traçar novas rotas para a logística brasileira”, explica.
A Movimat abre diariamente às 14h e vai até às 20h. 30 mil compradores são esperados. A entrada é gratuita para profissionais do setor pré-credenciados pelo site http://www.expomovimat.com.br/

As melhores práticas do setor no Armazém Logístico
Os visitantes podem ver na prática o funcionamento de um Armazém Logístico Integrado e, com a exemplificação, buscar ideias e soluções para sua demanda, numa área de 600 metros quadrados. O espaço do Armazém Logístico mostrará o processo de transferência de produtos até os clientes finais, otimizando ao máximo o espaço de armazenagem, já que a gestão do armazém é considerada um dos pilares da logística. “Durante os três dias serão apresentados lançamentos e tendências tecnológicas no setor logístico e de transporte, fator que torna o evento uma importante vitrine para as empresas que buscam novas soluções para aperfeiçoar a produtividade”, explica Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento.

Novidades em armazenagem  e serviços para transporte são os itens mais procurados
Pesquisa com os compradores pré-credenciados para visitar o evento revela que a maior parte do público vem à Movimat para conhecer soluções e serviços relacionados à armazenagem e transporte. Com a busca cada vez maior por redução de custos, os condomínios logísticos e galpões compartilhados se apresentam como uma alternativa para os empresários. A Global Logistic Properties (GLP), uma das principais fornecedoras de parques logísticos do mundo, líder de mercado na China, no Brasil e no Japão, por exemplo, apresenta na Movimat os galpões padrão A, localizados estrategicamente em centros chaves de logística, zonas industriais e centros de distribuição urbanos, distribuídos em 34 cidades e 11 estados brasileiros. Esses empreendimentos contam com infraestrutura completa, sala de descanso para motoristas com copa e vestiário, ampla área de manobra para carretas e caminhões, sala multiuso, rede de telefonia, restaurante e cozinha industrial, ambulatório, sala de gerência e administração do condomínio, coleta seletiva de lixo, sistema para reuso de água, caixa d’água central para o condomínio, serviço de jardinagem, limpeza e manutenção das áreas comuns, cabine primária e distribuição de energia e área de convivência para funcionários.. “Temos constatado nos últimos o aumento do interesse de empresas por condomínios logísticos para dividir os custos operacionais e melhorar a operação logística”, afirma o gerente da GLP, Alex Martins.
Para gerenciar e rastrear as rotas em transportes, a Sascar apresenta no evento duas novas soluções de alta tecnologia: o RF Nacional e o Sascar Frotas. O RF Nacional é uma solução inovadora voltada para aumentar a segurança do sistema principal de monitoramento, além de colaborar ainda mais com a recuperação de veículos no caso de roubo ou furto em áreas de risco. Possui tecnologia para reduzir as interferências geradas por jammers, aparelho utilizado para cortar o sinal de rastreadores e celulares. Já a Solução Sascar Frotas é exclusiva para gerenciamento de frotas leves, com melhores ganhos em resultados financeiros e aumento da produtividade. Por meio do monitoramento online é possível controlar diversos indicadores de dirigibilidade do motorista.  Com as informações, é possível controlar a prestação de serviços, observando se a equipe realizou as entregas ou visitas no horário combinado. Também há opção de criação de alertas para que a gestão possa ser feita à distância.

Mais informações:
29ª Movimat
XVIII Conferência Nacional de Logística
Conferência da Reverse Logistics Association (RLA)
Data: 16 a 18 de setembro
Local: Pavilhão Azul / Branco - Expo Center Norte – São Paulo (SP)
www.expomovimat.com.br

Informações para a imprensa:
Attuale Comunicação – tel. (11) 4022-6824
Sala de Imprensa Movimat - tel. (11) 2221-4586
Mariele Previdi – mariele@attualecomunicacao.com.br | (11) 99954-4626
Mariane Belasco – mariane@attualecomunicacao.com.br | (11) 97066-0426

Gerência de Comunicação - Reed Exhibitions Alcantara Machado
Antonio Alves - (11) 3060-5019 - antonio.alves@reedalcantara.com.br
Monise Hernandez - (11) 3060-4947 - monise.hernandez@reedalcantara.com.br

Informações para a imprensa:
Attuale Comunicação – tel. (11) 4022-6824
Mariele Previdi – mariele@attualecomunicacao.com.br
Rodrigo Tomba – rodrigo@attualecomunicacao.com.br

Gerência de Comunicação - Reed Exhibitions Alcantara Machado
Antonio Alves - antonio.alves@reedalcantara.com.br
Monise Hernandez - monise.hernandez@reedalcantara.com.br
Andressa Bezerra – andressa.bezerra@reedalcantara.com.br

Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
Criada em 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado é resultado da joint-venture entre a maior promotora de feiras do mundo, a Reed Exhibitions, presente no Brasil desde 1997, e a maior da América Latina, a Alcantara Machado Feiras de Negócios, fundada em 1956 e líder no mercado latino americano. Com eventos nos setores mais ativos da economia, no biênio 2010-2011 a empresa realizou somente Brasil mais de 56 grandes Feiras de Negócios e Consumo, ocupando assim o 1º lugar em quantidade de eventos, volume de visitantes e compradores, e metragem total de expositores, dentre as empresas associadas à UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feira).

Sobre a Reed Exhibitions
A Reed Exhibitions é a principal organizadora de eventos do mundo, reunindo mais de 6 milhões de profissionais ao redor do planeta, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje, os eventos da Reed estão presentes em 35 países, distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia e organizados por 35 escritórios próprios que empregam mais de 2.500 funcionários.
A Reed Exhibitions pertence à Reed Elsevier Group, uma companhia listada entre as TOP 100 da Bolsa de Valores de Londres, e que apresentou em 2010 um total de £6,071Bi e resultados ajustados de £1,706 Bi. O Grupo Reed Elsevier é líder na geração de soluções de informação profissional nos setores Científico, Médico, Legal, Análise de Riscos, de Negócios em Geral.

Para mais informações:
www.reedalcantara.com.br

0 comentários:

Postar um comentário