TRANSPORTES: Bolívia terá teleférico com mais de 10 km de extensão

Bolívia inaugura teleférico para unir La Paz a cidades montanhosas. Viagens entre El Alto ao centro de La Paz cairão de 2 h para 24 minutos.
Três linhas serão inauguradas até agosto, com 427 gôndolas no total.


A Bolívia realizou nesta terça-feira (8) em La Paz, uma visita dos meios de comunicação locais à primeira linha de teleféricos que cruzará os céus da cidade mais populosa do país. Conhecido localmente como "Mi Teleferico", o bondinho aéreo transportará passageiros a uma altura de 4.500 metros acima do nível do mar, ligando La Paz à cidade metropolitana de El Alto, uma área densamente povoada nas montanhas que circundam o centro da cidade, e que sempre foi marcada pelo difícil acesso e transporte.



Segundo a agência de notícias Reuters, o governo de Evo Morales investiu US$ 240 milhões no projeto, que terá três linhas de teleférico e 11 estações. Trajetos que eram feitos em períodos de uma hora e meia ou duas horas, principalmente por causa da geografia da região, agora levarão 24 minutos.
O sistema deve ficar pronto, com todas as linhas em funcionamento, em agosto, e terá um total de 427 gôndolas transportadas em mais de 10 quilômetros da área da cidade. A velocidade média de uma gôndola no teleférico deve ser de 18 km/h. Segundo Javier Telleria, da empresa austríaca por trás da construção do projeto, esse é o maior meio de transporte urbano do mundo. Os cabos flexíveis permitem que eles cruzem a cidade verticalmente.
La Paz fica em um vale profundo no meio das montanhas dos Andes. "Por isso temos o teleférico, para cruzar grandes distâncias verticais em pouco tempo. É o meio perfeito [para cruzar] uma linha reta sem nenhum problema", explicou Telleria.
Campanha educativa
A Bolívia deu início, nesta terça, a uma campanha de "educação" sobre o novo meio de transporte coletivo. Mas, no fim de semana, alguns moradores das regiões beneficiadas e funcionários que atuaram na construção do teleférico puderam participar das primeiras viagens.
"Eu já dei uma volta. Ele chega em El Alto em menos de dez minutos. Estou muito animada. Nossa cidade de La Paz parece linda, a montanha ilumina, a neve. Estou muito animada", disse à Reuters a passageira Lidia Gutierrez.
"Os bolivianos que vão usar esse transporte de El Alto para a cidade La Paz anualmente economizarão 12,2 milhões de hours", afirmou o ministro de Obras Públicas do país, Vladimir Sanchez. "Esse é o impacto que o teleférico terá."


Fonte: G1 e Terra

0 comentários:

Postar um comentário